Métodos de Preparo de café : e suas Diferenças

Se você é amante de café e deseja prepará-lo da melhor forma, escolha um método e saia do convencional, experimente métodos diferentes de preparo do café trazendo um toque especial da bebida  

Quer conhecer melhor esses preparos? continue a leitura para saber mais dos processos

Expresso Este método de preparo é clássico e é feito sob pressão. Os grãos de café são moídos na hora e recebem 9 bar de força no filtro da máquina de café. Além disso, a água deve ser aquecida a uma temperatura de aproximadamente 90°C. É um café encorpado, com sabor e aroma ricos, espessura consistente e sabor interessante.

.

Melitta Fazer café com filtros de papel é um dos métodos mais comuns no Brasil. Esta técnica é muito prática. Basta colocar o café no filtro e depois adicionar água quente para fazer a pré-infusão. Aguarde 30 segundos e continue adicionando o líquido restante. O café que passa por esse processo fica mais leve porque o filtro retém todas as partículas sólidas. Além disso, é uma bebida doce com forte sabor.      

 V60 O filtro Hario v60 é semelhante ao Melitta, mas possui uma abertura maior e uma espécie de “ranhura” em espiral. Idealmente, este método de fabricação remove as impurezas do papel queimando o filtro com água quente. Depois de seco, descarte o líquido e acrescente os grãos moídos.  Iniciar o processo de pré-infusão com água entre 92°C e 96°C. Após 45 segundos, adicione o líquido restante em movimentos circulares.  O resultado é uma bebida suave e doce, na qual todas as nuances sutis do café são claramente reveladas.    

Moka Italiana, basta adicionar água no fundo da máquina até o nível da válvula de segurança. Os grãos de café devem ser levemente moídos e colocados no compartimento apropriado. À medida que a água esquenta, ela entra em contato com o pó de café e ambos são empurrados para cima da máquina. O moka, método italiano de fazer café, vem em diversos tamanhos e modelos, e as bebidas preparadas com ele têm sabor encorpado, picante e atraente. 

 French Press também conhecida como prensa francesa, a filtração é realizada separando sólidos e líquidos. Nela, a moagem deve ser mais grossa, já que a máquina não utiliza filtros de papel, mas sim uma peneira fina, que realmente realça o caráter da bebida.  O primeiro passo para fazer café com esse tipo de prensa é manter a temperatura da bebida adicionando água quente ao recipiente para mantê-la aquecida.  Em seguida, retire a água, coloque o pó no copo e despeje novamente a água quente. Mexa a mistura e espere até 4 minutos para que o processo de infusão comece. Após esse tempo, sirva pressionando o pistão responsável pela filtragem. Essa tecnologia extrai todo o sabor do café preservando seus óleos essenciais, criando uma bebida suave e rica em características aromáticas.   

 


Coador de Pano um dos métodos de preparo do café mais utilizados pelos brasileiros, é uma das tradições mais fortes do país. Graças ao seu sabor muito característico, lembra as tardes em família. É feito de algodão em formato de cone e possui um anel de metal que funciona como filtro que segura o tecido. O resultado é uma bebida cremosa e de sabor muito rico.       

Café turco é um dos métodos de preparo mais antigos do mundo, caracterizado por uma bebida espessa e não filtrada. É feito a partir da preparação de café moído (moagem muito fina) com adição de especiarias que conferem ao café preto um sabor e aroma intensamente rico e marcantemente doce. Para fazer café turco, você precisa de uma cezva (uma pequena panela de latão ou cobre com cabo longo). Neste método, a água deste recipiente é fervida junto com os temperos e após retirar o fogo, basta adicionar o pó de café e misturar bem. Depois disso, ferva no máximo três vezes e deixe descansar.   

 Chemex Este método de preparação é um dos melhores resultados para uma bebida limpa. Com a ajuda de um filtro de papel redondo grosso, a tripla camada do tanque permite a absorção dos óleos do café. O vaso de vidro em formato de ampulheta resiste a altas temperaturas e possui um anel de madeira enrolado em um laço de couro. Por ser feito de material não poroso, o Chemex não prejudica o resultado do café.   

 Aeropress O expresso feito na cafeteira, é uma das formas mais populares de fazer café para quem quer conforto. Feito direcionando água quente através de grãos moídos em alta pressão, o resultado é uma bebida forte com nuances precisas. Para obter um melhor resultado é preciso estar atento a três processos: torra, moagem e prensagem do café. Graças à torra longa e à moagem fina, os grãos podem se dissolver, o que aumenta o aroma e o sabor da bebida. A pressão é o principal segredo deste tipo de café. Portanto, a água deve estar quente e passar pelo café moído.  

Pressca Um jeito bem brasileiro de fazer café, criado em 2016 por Gerson Prates Amaro em Santa Catarina, a Pressca é uma máquina de café portátil, leve e térmica. O café assim preparado preserva os óleos naturais, o que garante a preservação e aumento da doçura e da acidez. Com cinco componentes principais (base, copo externo, filtro, êmbolo e tampa). Após a infusão, o êmbolo é pressionado e pressurizado. Assim a bebida passa pelo filtro e fica pronta. É importante ressaltar que quanto mais tempo o pó fica em infusão, mais cafeína é liberada e a bebida fica amarga.

 Agora que você está por dentro dos principais métodos de extração de café, que tal aproveitar um pouco mais desse universo saboroso com a TORRA 75?

Te convidamos a conhecer nossa seleção de cafés especiais, são cafés que vão te surpreender e te deixar apaixonado pelo mundo dos cafés especiais.

Experimente nossa linha de Cafés Especiais!

CaféEspeciaisExpressoFltro