O que é: Café de Processo Descascado

Esse método foi introduzido pela primeira vez no Brasil há cerca de 20 anos e originalmente se chamava Cereja Pescada. Isso ocorre porque a casca da fruta é retirada antes da secagem do café e a maior parte da polpa permanece nos grãos, hoje mais conhecida como Cereja Descascado ou CD.  

Se você achar esse processo confuso, não se preocupe. A torra 75 está aqui para explicar tudo. Vamos dar uma olhada no que é, como é e se tem vantagens sobre outros métodos de processamento. Então continue lendo para descobrir como as cerejas de café descascadas passam da fruta para a xícara.

 

COMO FUNCIONA O PROCESSO

Após retirar todas as impurezas como madeira, sujeira, pedras, folhas etc., é importante passar o café na máquina de lavar para retirar as partículas finas que aderem à superfície da fruta e separar a fruta madura das demais. Dependendo da densidade, máquinas de lavar ou separadores hidráulicos são utilizados para separar o café suspenso em água (seco, brocado, coado e imaturo), comumente chamado de “boias”, separando os frutos mais pesados (cerejas e verdes).

Os verdes e as cerejas vão para um descascador, dispositivo que pressiona as cerejas (maiores) contra um cilindro cheio de furos por onde passam, e os verdes ficam. Nesse processo, as cerejas são facilmente descascadas e enviadas direto para o terreiro ou secador, daí o nome Cereja Descascada (CD).

Este método é adequado para áreas úmidas porque evita a fermentação do café. Durante esse processo, a bebida fica mais suave e doce.

No processo, temos também as cerejas despolpado e cerejas desmuciladas. Durante este processo, as cerejas descascadas são colocadas numa grande piscina de água sem secar, onde permanecem de 12 a 48 horas. Nesse período ocorre o processo de fermentação e remoção do muco (membrana que envolve os grãos de café). Quando a fruta é seca, deixando apenas o pergaminho, a bebida feita com esse grão fica mais frutada, floral e azeda.

Geralmente, a diferença entre cada técnica é a quantidade de mucilagem (ou mesocarpo) que é removida após o peeling. Lembre-se que das cerejas descascadas apenas a casca é retirada.

O objetivo desse método é separar os frutos maduros e realçar a doçura natural da polpa do café, criando uma bebida premium consistentemente aromática.  

Após a colheita, o produtor economiza dinheiro porque o café ocupa menos espaço tanto na secadora quanto no espaço interno. No entanto, também serão necessárias melhorias nas operações de secagem, armazenamento e tratamento, bem como investimentos em equipamentos para tratar águas residuais utilizadas no tratamento húmido.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Uma das maiores vantagens desse processo é que a eliminação do grão verde e seco melhora a qualidade do cupping e reduz a probabilidade de defeitos. Porém, é mais caro e requer mais água em comparação aos processos naturais. 

Características da xícara: Este café geralmente apresenta o conteúdo do café original e a doçura e acidez do café lavado.

Este método de processamento é adequado para países com baixa umidade porque o café carregado de mucilagem deve ser seco rapidamente para evitar a fermentação.  

Vantagens: Produz bebidas de qualidade uniforme com menos acidez. Também são necessários menos trabalhadores. 

Desvantagens: O equipamento é mais caro, os custos são mais elevados e o processo utiliza mais água e energia.

Por fim, para aqueles que amam o conceito único de apreciar uma bebida incrível, os cafés da Torra 75, podem surpreender seu paladar.

Cafés como o Licor de Ameixa com sensorial de ameixa, champanhe e vinho verde com um corpo sedoso e acidez brilhante sendo grãos que sobressaem em notas sensoriais específicas.

Experimente nossa linha de Cafés Especiais!

AcidezAguaCaféCafé especialCereja descascadoColheitaDescascado